Acordos desse tipo podem ainda ser entre organismos de inspeção, entre laboratórios de ensaio (usualmente ensaio a ensaio) entre Organismos de Certificação de pessoas, enfim, entre organizações envolvidas nas atividades de Avaliação da Conformidade. O objetivo geral dos acordos de reconhecimento mútuo é facilitar a vida das empresas, eliminando avaliações redundantes e custosas.
Veja a ilustração abaixo e identifique as características de acordos de reconhecimento multilaterais:
A figura exemplifica um acordo multilateral envolvendo três países.
O Organismo de Certificação 1 certifica o produto e emite um certificado que é reconhecido pelo consumidor do País 1; a certificação do produto pelo Organismo de Certificação 1 é reconhecida pelo Organismo de Certificação 2 e pelo Organismo de Certificação 3; os Organismos de Certificação 2 e 3 emitem seus próprios certificados que são reconhecidos pelo consumidor do País 2 e do País 3, respectivamente.
O que é fundamental ressaltar é que, para além da necessária vontade política de ambas as partes, o reconhecimento mútuo depende de confiança mútua entre elas, pois no fim, uma estará assumindo como sua, com a conseqüente assunção da responsabilidade, uma atividade que foi efetuada pela outra.