Este curso foi desenvolvido para atender a profissionais interessados em implementar ou melhorar o Sistema em Gestão da Qualidade em Laboratórios de Ensaio ou Calibração.

No decorrer das aulas trabalharemos os principais conceitos ligados ao sistema de gestão da qualidade aplicáveis aos laboratórios de Ensaio ou calibração. Para isto, utilizaremos como base a Norma Brasileira NBR ISO/IEC 17025:2005 e seus requisitos para avaliação da competência técnica destes laboratórios.

O Curso foi desenvolvido para atender a técnicos de Laboratório, Pesquisadores, Supervisores, Gerentes da Qualidade e Técnicos que desejam implementar ou melhorar o Sistema de Gestão da Qualidade do Laboratório com base na NBR ISO/IEC 17025.

O Objetivo desse curso é apresentar importância e aplicação do Sistema de Gestão da Qualidade em Laboratórios de Ensaio e Calibração, com base na norma que estabelece os requisitos gerais para a competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, a NBR ISO/IEC 17025.

Aula 01
  • Apresentar o SGQL;
  • Apresentar a estrutura da NBR IS/IEC 17025;
  • Mostrar como os requisitos estão relacionados através de um fluxo do processo.

Aula 02

  • Apresentar a primeira parte dos requisitos gerenciais;
  • Mostrar as diretrizes que a diretoria deve definir e a estruturação de um sistema de gestão da qualidade.

Aula 03

  • Apresentar métodos para manutenção e melhoria do SGQL, assim como a importância de atender às necessidades dos clientes;
  • Apresentar o processo de compras e subcontratação.

Aula 04

  • Apresentar os requisitos relacionados a pessoal, manuseio de itens, método e amostragem.

Aula 05

  • Apresentar os requisitos relacionados a infraestrutura, equipamentos, rastreabilidade das medições, garantia da qualidade e apresentação de resultados.

Aula 01 – Introdução ao Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial

  • Introdução ao SGQL;
  • Histórico da NBR ISO/IEC 17025;
  • Seções iniciais da norma.

Aula 02 – Requisitos Gerenciais – Parte I

  • Organização;
  • Sistema de Gestão;
  • Melhoria;
  • Análise Crítica da Direção;
  • Controle de Documentos;
  • Controle de Registros.

Aula 03 – Requisitos Gerenciais – Parte II

  • Trabalho não –conforme;
  • Ações Corretivas;
  • Ações preventivas;
  • Auditoria Interna;
  • Análise Crítica de pedidos, propostas e contratos;
  • Atendimento ao Cliente;
  • Reclamações;
  • Subcontratação;
  • Aquisição de serviços e suprimentos

Aula 04 – Requisitos Técnicos – Parte I

  • Generalidades;
  • Pessoal;
  • Manuseio de itens;
  • Métodos e Validação de Métodos;
  • Amostragem.

Aula 05 – Requisitos Técnicos – Parte II

  • Acomodações e condições ambientais;
  • Equipamentos;
  • Rastreabilidade das medições;
  • Garantia da Qualidade;
  • Apresentação de Resultados.

A carga horária total do curso é de 20 horas aula.
Última atualização: quarta, 17 mai 2017, 19:21